sábado, 17 de dezembro de 2011

Breve HISTÓRIA DA TERAPIA OCUPACIONAL no Brasil

A história da Terapia Ocupacional é recente, mas a atividade humana, enquanto recurso terapêutico, foi utilizada, de forma pouco consciente e pouco cientifica, desde os tempos mais remotos como mostrado no vídeo.
A demanda pelo profissional surgiu após os anos de 1830, nos hospitais psiquiátricos para atender os internos e lhes dar alguma ocupação. Com a Revolução Industrial, no final do século XIX, surgiram os acidentes industriais e com eles o número de pessoas incapacitadas aumentou. Era fundamental que aparecesse uma nova forma de tratamento para as incapacidades do membro superior que surgiram a partir daí. Mas, só foi fundada a 1ª escola em 1906, nos EUA por um médico e uma enfermeira. Assim nas duas primeiras décadas do século XX ocorreu o início formal da Terapia Ocupacional, com o renascimento do tratamento moral, impulsionado pela necessidade de tratamento de soldados feridos na Primeira Guerra Mundial, assim a utilização do profissional, agora capacitado, estendeu-se para atender aos mutilados de guerra em hospitais gerais. 

Porém foi na 2ª Grande Guerra que a profissão expandiu-se com força total por todo o mundo, na reabilitação física psicológica e na inclusão dos sobreviventes. No Brasil, o primeiro curso de Terapia Ocupacional, instalado pela ONU em 1948, com duração de um ano, foi ministrado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Assim profissão chega ao brasil nos anos 50, tendo as primeiras escolas fundadas nos estados de São Paulo,  Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Em 1957 surge a World Federation of Occupational Therapy (WFOT), que contribuiu positivamente para o desenvolvimento da profissão, universalizando o programa educativo e expondo padrões básicos exigidos para a formação do Terapeuta Ocupacional.

A história da profissão se confunde  com a da terapia física, inicialmente faziam -se vestibular para terapia e só no 2º ano de curso optava-se por física ou ocupacional. Daí a justificativa das profissões compartilharem o mesmo conselho de classe - COFFITO/CREFITO (Conselho Federal/Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Ambas as profissões foram criadas num único decreto no dia 13 de outubro de 1969, o que determina ser neste dia comemorado o dia do profissional no Brasil.
No dia 13 de outubro de 1969, a profissão adquiriu seus direitos, por meio do Decreto-lei nº 938/69, no qual a Terapia Ocupacional foi reconhecida como um curso de nível superior e definitivamente regulamentada.
Este ano estamos fazendo: 

42 anos de T.O no Brasil. 

E já que a vida começa aos 40, temos um longo caminho pela frente!


Construindo uma história de esperança, evoluindo através do tempo,
 amadeurecendo cada vez mais em todas as áreas.

Um comentário:

Não esqueça de comentar: